28 de fevereiro de 2014

GREVE DOS GARIS DA COMLURB

Durante as mobilizações dos garis da Comlurb para movimentação de greve, na sexta e no sábado de carnaval, estudantes e trabalhadores de alguns grupos e partidos de esquerda que compões o Fórum de Lutas estiveram lado a lado com os garis, levantando com eles todas as suas reivindicações. Mesmo com mais de 500 garis na sexta, e 1500 neste sábado, mobilizados para assembleia chamada pela base, o sindicato pelego (da UGT) manobrou diversas vezes contra a greve da categoria, chegando até mesmo a chamar a PM, fechando o sindicato no sábado e "suspendanedo" a greve no papel, deixando claro que o sindicato esta do lado do presidente da Comlurb e o Prefeito Eduardo Paes. Mesmo assim os garis continuam a movimentação de greve e marcharam da sede do sindicato até a Prefeitura, e depois até o o centro do Rio passando pela entrada do sambódromo e pela Central do Brasil, chamando outros companheiros da categoria que estavam trabalhando no carnaval a pararem e compor a greve. Em muitos momentos houve tencionamento da PM e do Choque contra os garis chegando a jogar bombas de gás e de efeito moral, mas mesmo assim os garis em greve continuaram a marcha até a Avenida Passos, onde realizaram uma assembléia para definir melhor as demandas da greve e fortalecer a mobilização que esta tendo cada vez mais adesão. Amanhã eles realizarão mais uma assembléia as 12h em frente a Prefeitura.

Alguns grupos que compõem o Fórum de Lutas estiveram panfletando a seguinte mensagem em solidariedade aos garis em luta, aprovada em nossa última assembleia:

"O GARI É MEU AMIGO MEXEU COM ELE MEXEU COMIGO!

Nós do Fórum de Lutas do Rio de Janeiro viemos em apoio aos trabalhadores da COMLURB, expressar nossa solidariedade ativa à sua luta por melhores salários e condições de trabalho.

Nós somos um espaço unificado de debate e organização das lutas, composto por diferentes grupos e coletivos. Estivemos juntos aos trabalhadores e à juventude nas lutas de junho e seguimos nas ruas contra o aumento dos transportes e contra os gastos com a Copa do Mundo. 

Se enfrentar com o governo e com o sindicato pelego atrelado aos patrões não é fácil, mas estamos do seu lado nessa luta! Enquanto Paes, Cabral e Dilma privilegiam os lucros dos empresários e patrões em eventos como o Carnaval e a Copa, os trabalhadores do país inteiro seguem em péssimas condições de trabalho. O trabalho dos garis é fundamental e deve ser respeitado! Uma greve no Carnaval serviria de exemplo para todos os trabalhadores, que precisam estar juntos para garantir suas conquistas! Por isso apoiamos e exigimos imediato atendimento da pauta dos trabalhadores da COMLURB! Greve é um direito de todo trabalhador!

"PARTICIPE DA PRÓXIMA REUNIÃO DO FÓRUM DE LUTAS DIA 11/03 ÀS 18h, NO IFCS - Lg. DE SÃO FRANCISCO (CENTRO)"